sábado, 12 de março de 2011

Casamento!

A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimonio tem origem no radical mater ("mãe") seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também pode ser do latim medieval casamentu: Ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.



Pois é, mais um casal se mostrará ao mundo civil que estão casados, unificados pela lei e respeitados pelo cartório.
Fico sempre a imaginar como foram os casamentos na minha família, sendo que apenas senti e vi um de perto que foi o da minha irmã.Lembro-me que no dia do casamento dela eu tinha que ser útil para alguma coisa, eu queria ser útil, então peguei a camêra da mamãe e tirei milhares de fotos, as mais bonitas possíveis. Não vi todas as fotos deste casamento,  mas lembro de cada posição, de cada momento, e de quantas eram:63 fotos. Ah sei que pensou: mas poxa, uma camêra digital pode tirar mais de 200 fotos...Enfim, a camêra da mamãe era daquelas kodak cor cinza, ô saudade; alguns rolinhos de filme foram usados, ah se foram.
Foi bom, eu tão menina, tão cheia de sonhos, magrinha,cabelos compridos e um tanto infeliz (conto outro dia, outra hora).
Desta vez não serei eu a noiva (pouco me imagino sendo, ando usando protetor solar porque já percebi que estou envelhecendo (conclusão do poema de Pedro Bial - Protetor Solar).
Eu e o Gui fofinho, fomos convidados para sermos padrinhos, nossa, quando recebi o convite, meu coração bateu tão acelerado, fiquei em uma alegria momentânea tão intrínseca. É, fiquei feliz. Não espero que alguém esperasse tanto de nós, realmente eu nunca vivo esperando nada de nada. As coisas comigo precisam ser buscadas, almejadas, desejadas , o chamado "correr atrás". Enfim, a Dona Emília, uma senhora de quarenta e alguns bons anos se casará depois de oitos anos de convivência com seu  esposo. Entro em contradição com o que digo: olhe a idade dela e compare com a minha, e acima, o que eu digo, o que eu sinto? Meu Deus.
Bom, eu já postei anteriormente que eu não pensava mais em casamento. Mas comecei a pensar. E confesso, toda vez que penso, é como se eu degustasse um ar totalmente estranho. É estranho, inexplicável, algo que ainda não sei definir. Mas sei a cor: cinza.
Não quero me afobar (que saudade e vontade que me deu de Chico Buarque- futuros amantes).
Ser madrinha de casamento é ser cúmplice de um amor invisível, é ser um morango do nordeste (me sinto assim). Ser madrinha é ser rainha por um dia, é ser a mulher da coroa, é um ouro em meio a tantas pequenas jóias. Ser madrinha é uma honra. E se um dia eu me casar, já tenho em mente o convite certo ás pessoas certas..bá, um dia conto como quero que seja meu casamento, um dia...;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário